domingo, 26 de setembro de 2010

TEXTOS E ATIVIDADES II.

Leia o texto:

O MACACO DE ÓCULOS

Um macaco, que se achava muito esperto e inteligente, estava ficando velho e já não enxergava muito bem.
Preocupado com isso, resolveu usar sua esperteza e saber o que os homens fazem quando ficam velhos e já não enxergam bem.
Conversando com alguns, descobriu que era preciso usar óculos. Arranjou seis pares de óculos para não correr o risco de um só não dar certo.
Pendurou um no pescoço, outro no rabo, um na cabeça, outro na nuca, um no pé, um outro na mão... mas nada! Continuava sem enxergar. Cheirou, lambeu, mudou as posições e não conseguiu nenhum resultado.
Continuava enxergando mal, o macaco, então pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ficou furioso!
Pegou seus pares de óculos, jogou-os no chão e pisou em cima.
Coitado! Continuou sem enxergar!




Responda as questões a seguir:

1- O personagem da história é:
( ) Um macaco que se achava muito esperto
( ) Um macaco amigo dos homens
( ) Um macaco muito jovem

2- O macaco não enxergava bem porque
( ) Estava doente
( ) Estava ficando velho
( ) Estava com os olhos machucados

3- Para descobrir como enxergar melhor, o macaco foi conversar com:
( ) Alguns homens
( ) Alguns animais
( ) Alguns macacos

4- Em quais lugares do corpo, o macaco pendurou os óculos? ______________________, ___________, ______________, ______________, _____________, _________________

5-Numere as ações do macaco de acordo com a ordem em que aparecem no texto.
( ) Lambeu os óculos
( ) Jogou os óculos no chão
( ) Cheirou os óculos
( ) Mudou os óculos de posição

6- O macaco pensou que estava sendo enganado pelos homens.
Ser enganado é o mesmo eu:
( ) Ser amado
( ) Ser traído
( ) Ser ajudado

7- “Só podia ser engraçado, macaco botar óculos no rabo”
Na frase acima, a palavra botar significa:
( ) Calçar
( ) Vestir
( ) Colocar

8- O macaco enxergava muito mal. O contrário da palavra sublinhada é
________________

9- De acordo com o texto, o macaco era:
( ) Doce
( ) Esperto
( ) Velho

10- Copie a frase abaixo, passando a para o plural.
O homem bondoso ajudou o macaco.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- Usando uma das palavras dos parênteses, complete a frase corretamente.
O macaco ___________ peludo. (é – são)
Nós ___________ muito de animais. (gosta – gostamos)
Os macacos __________ enxergando mal. (está – estão)

12- Faça uma ilustração relacionada com o texto.




O PULO DO GATO

A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu... - Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!

BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.


Interpretação

1-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:

A) ( ) exibia
B) ( ) livrava.
C) ( ) prejudicava.
D) ( ) esborrachava.

2- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A) ( ) viver em paz.
B) ( ) brigar para sempre.
C) ( ) dividir os filés de rato.
D) ( ) viver cada um no seu canto.

3- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A) ( ) lentos.
B) ( ) amigos.
C) ( ) espertos.
D) ( ) medrosos.

4- A raposa tornou-se aluna do gato para:
A) ( ) distrair-se com ele.
B) ( ) fazer as pazes com ele.
C) ( ) brincar, pois se sentia sozinho.
D) ( ) conseguir uma chance de devora-lo.

5- O plano da raposa fracassou porque ela:
A) ( ) confiou demais em sua esperteza.
B) ( ) era uma aluna desatenciosa.
C) ( ) errou os pulos ensinados.
D) ( ) agiu sem pensar.


O menino azul

O menino quer um burrinho E os dois sairão pelo mundo
para passear. que é como um jardim
Um burrinho manso, apenas mais largo
que não corra nem pule, e talvez mais comprido
mas que sabe conversar. e que não tenha fim.

O menino quer um burrinho Quem souber de um burrinho desses,
que saiba dizer pode escrever
o nome dos rios, para Rua das Casas,
das montanhas, das flores, número das Portas,
-de tudo o que aparecer. ao Menino Azul que não sabe ler.

O menino quer um burrinho (Cecília Meireles et al. Para gostar de ler: poesias)
que saiba inventar
histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

Interpretação

1- Que tipo de texto é esse?

2- Retire os pares de rimas presentes no texto.

3- Por que você acha que o menino quer justamente um burrinho e não outro animal?

4- Copie do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo.

5- Essa forma de ver o mundo revela que característica do menino?

6- Observe os versos:
“O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
-de tudo o que aparecer.”

Explique por que o menino quer um burrinho que saiba tantas c

Nenhum comentário:

Postar um comentário