segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FÁBULAS III

Os Dois Viajantes e o Urso


Dois homens viajavam juntos através de uma densa floresta, quando, de repente, sem que nenhum deles esperasse, um enorme urso surgiu do meio da vegetação, à frente deles.Um dos viajantes, de olho em sua própria segurança, não pensou duas vezes, correu e subiu numa árvore.Ao outro, incapaz de enfrentar aquela enorme fera sozinho, restou deitar-se no chão e permanecer imóvel, fingindo-se de morto. Ele já escutara que um Urso, e outros animais, não tocam em corpos de mortos.
Isso pareceu ser verdadeiro, pois o Urso se aproximou dele, cheirou sua cabeça de cima para baixo, e então, aparentemente satisfeito e convencido que ele estava de fato morto, foi embora tranquilamente.O homem que estava em cima árvore então desceu. Curioso com a cena que viu lá de cima, ele perguntou:
- "Me pareceu que o Urso estava sussurrando alguma coisa em seu ouvido. Ele lhe disse algo?"
- "Ele disse sim!" respondeu o outro, "Disse que não é nada sábio e sensato de minha parte, andar na companhia de um amigo, que no primeiro momento de aflição me deixa na mão!".


Moral da História:
"A crise é o melhor momento para nos revelar quem são os verdadeiros amigos."


1 - Por que um dos dois viajantes se deitou no chão fingindo-se de morto?

2 - Os dois viajantes eram amigos?

3 - Ao invés de atacar o homem que estava no chão, o que fez o animal?

4 - Você seria capaz de relacionar o drama da fábula com alguma situação da vida real?

5 - Você é capaz de explicar, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?



A Raposa e o Macaco


Numa grande reunião, entre todos os animais, que fora organizada para eleger um novo líder, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação. Ele se saiu tão bem com suas cambalhotas, caretas e guinchos, que os animais ali presentes ficaram contagiados. E entusiasmados, daquele dia em diante, resolveram o eleger como seu novo rei. A Raposa, que não votara no Macaco, estava aborrecida com os demais animais, por terem eleito um líder, a seu ver, tão desqualificado. Um dia, caminhando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Correu até o Rei Macaco e lhe disse que encontrara um rico tesouro, que nele não tocara, porque por direito pertencia a sua majestade o Macaco.
O ganancioso Macaco, todo vaidoso e de olho na prenda, seguiu a Raposa até a armadilha. E tão logo viu o pedaço de carne preso a ela, estendeu o braço para pegá-lo, e acabou ficando preso. A Raposa, ao lado, deu uma gargalhada.
"Você pretende ser um Rei," ela disse, "mas é incapaz de cuidar de si mesmo!"
Logo, passado aquele evento, uma nova eleição foi realizada entre os animais. xxxx

Autor: Esopo
Moral da História:
"O verdadeiro líder é aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades."

QUESTÕES SOBRE A FÁBULA.

1. Na sua opinião, qual o critério que os animais adotaram para eleger um novo líder? Ao analisar esse critério, você o considera válido?

2. Todos os animais concordaram com a eleição do novo Rei?

3. O Rei que fora eleito estava a altura, isto é, capacitado para exercer seu novo posto? Mais ainda, Ele demonstrava sabedoria e humildade?

4. Na sua opinião, qual a intenção da Raposa ao atrair o Rei eleito para a armadilha?

5. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?




As Formigas e o Gafanhoto

Num brilhante dia de outono, uma família de formigas se apressava para aproveitar o calor do sol, colocando para secar, todos os grãos que haviam coletado durante o verão. Então um Gafanhoto faminto se aproximou delas, com um violino debaixo do braço, e humildemente veio pedir um pouco de comida.As formigas perguntaram surpresas: "Como? Então você não estocou nada para passar o inverno? O que afinal de contas você esteve fazendo durante o último verão?"E respondeu o Gafanhoto: "Não tive tempo para coletar e guardar nenhuma comida, eu estava tão ocupado fazendo e tocando minhas músicas, que sequer percebi que o verão chegava ao fim."As Formigas encolheram seus ombros indiferentes, e disseram: "Fazendo música, todo tempo você esteve? Muito bem, agora é chegada a hora de você dançar!"
E dando às costas para o Gafanhoto continuaram a realizar o seu trabalho.
Autor: Esopo
Moral da História:
Há sempre um tempo para o trabalho, e um tempo para a diversão.


Questões Sobre a Fábula


1. Por que motivo foi o Gafanhoto pedir comida para as Formigas?

2. Você considera que a atitude das formigas em relação a ele foi incorreta ou correta? Por quê?

3. Na vida real você conhece alguma história que seja semelhante a essa?

4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?



O Cachorro, o Galo e a Raposa

Um Cachorro e um Galo que viajavam juntos, resolveram se abrigar da noite, em uma árvore. O Galo se acomodou num galho no alto, enquanto o cão deitou-se num oco, na base do tronco da mesma. Quando amanheceu, o Galo, como de costume, cantou ao despertar.Uma Raposa, que procurava comida ali perto, ao escutar o canto, se aproximou da árvore, e foi logo dizendo o quanto lhe agradaria conhecer de perto, o dono de tão extraordinária voz."Se você me permitir", ela disse, "Ficarei muito grato de passar o dia em sua companhia, apreciando sua voz."O Galo então disse: "Senhor, por favor, dê a volta na árvore, e peça para meu porteiro lhe abrir a porta, pois eu o receberei de bom grado."Quando a Raposa se aproximou da árvore, o Cachorro a atacou afugentando-a para longe.

Autor: Esopo
Moral da História:
Quem age de má fé, cedo ou tarde acaba por cair na própria armadilha.


Questões Sobre a Fábula


1. Cachorro e Galo viajavam juntos como amigos?

2. O Galo, ao convidar a Raposa para subir à árvore, agiu de forma ingênua ou calculada?

3. A Raposa, ao elogiar o canto do Galo, estava sendo sincera ou apenas oportunista?

4. Na Parábola, o autor tenta nos fazer compreender algum sentimento próprio da natureza humana? Qual seria?

5. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?



O Conselho dos Ratos

Os Ratos resolveram organizar um conselho para decidir, qual seria a melhor alternativa, para que eles pudessem saber com antecedência, quando o inimigo deles, o Gato, estava por perto.Dentre as muitas idéias apresentadas, uma delas, que logo foi aprovada por todos, considerava que, um sino deveria ser pendurado no pescoço do Gato. Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos. Além de gostaram do plano, todos ficaram extasiados com tão criativa solução.E um velho Rato então questionou: "Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. Mas, quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do Gato?" E nenhum voluntário se fez presente.

Autor: Esopo
Moral da História:
Dizer o que deve ser feito é uma coisa, fazê-la, entretanto, é "coisa" bastante diferente.

Questões Sobre a Fábula


1. Por que os Ratos resolveram organizar aquela reunião?

2. As ideias ali apresentadas foram criativas? Elas foram capazes de resolver o problema que enfrentavam?

3. Alegoricamente, o Autor da fábula tenta nos mostrar algum comportamento próprio do homem? Qual seria este comportamento?

4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?




O Lavrador e a Cegonha

Uma Cegonha de natureza simples e ingênua por ser boa, foi convidada por um bando de Garças, a visitar com elas, um campo que fora recentemente semeado. Mas, a festa acabou bruscamente, quando todo o bando foi capturado numa armadilha colocada no local, pelo lavrador dono daquele cultivo.A Cegonha pediu então ao lavrador que a deixasse ir embora. Ela argumentou dizendo: "Por favor, deixe-me ir embora, Eu pertenço a família das Cegonhas, que são conhecidas pela sua honestidade e bom caráter. Veja, até minhas penas são diferentes da plumagem delas. Além disso, não sabia que as Garças estavam vindo roubar suas sementes."Respondeu então o agricultor: "Você pode ser um bom pássaro, e tudo que diz pode ser verdadeiro, mas eu capturei você na companhia de Garças destruidoras de plantações, e assim, terá a mesma punição que reservei para elas."

Autor: Esopo
Moral da História:
Você é julgado a partir das companhias com quem anda.

Questões Sobre a Fábula


1. A Cegonha, ao se juntar ao bando de Garças, agiu de má ou boa fé?

2. As Garças, para os plantadores, eram consideradas bons pássaros ou uma ameaça?

3. Na sua opinião, podemos julgar o injusto ou o justo baseando-nos nas aparências? Você considera injusto ou justo o desfecho do conto?

4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?


O Lobo e a sua Sombra

Um Lobo saiu de sua toca num fim de tarde, bem disposto e com grande apetite. E enquanto ele corria, a luz do sol poente batia sobre seu corpo, fazendo sua sombra aparecer refletida no chão.Então ele viu aquela sombra de si mesmo projetada no chão. E como a sombra de uma coisa é sempre bem maior que a própria coisa, ao ver aquilo, exclamou vaidoso: "Ora, ora, veja só o quanto grande eu sou! Imagine eu, com todo esse tamanho, e ainda tendo que fugir de um insignificante Leão! Eu o mostrarei, quando o encontrar, se Ele ou Eu, afinal, quem de verdade é o rei dos animais!"E enquanto estava distraido envolto em seus pensamentos e gabando a si mesmo, um Leão pulou sobre ele e o capturou. Ele então exclamou com tardio arrependimento: "Coitado de mim! Minha exagerada autoestima foi a causa da minha perdição."


Autor: Esopo
Moral da História:
Não permita que suas fantasias o façam esquecer da realidade.


Questões sobre a fábula!

1. O que sentiu o Lobo ao ver projetada no chão sua Sombra?

2. Por que a Sombra do Lobo parecia bem maior que o próprio tamanho dele?

3. Podemos afirmar que a autoestima do Lobo o tornou mais forte e poderoso que os demais animais?

4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?

Um comentário:

  1. Professor Márcio, parabéns pelo blog vem com propostas bastante interessante, gostei muito, desde de já convido a visitar meu cantinho, será bem vindo,e desde de já sou sua seguidora, espero poder também contribuir de alguma forma com meu blog, um abraço!

    ResponderExcluir