E. E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTo
5º ANO
ATIVIDADE PARA CASA
1. Leia com muita atenção o texto abaixo:
A aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe: — A senhora está levando uma galinha na cesta?Amélia pensou, pensou e respondeu: — Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta: — Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça. — Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:— Cocorocó!...— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça. Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
____________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem? ____________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
____________________________________________________________
d) Onde se passa a história? ____________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
____________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E. E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
5ºA NO
EU SOU ISSO?
BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.
A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO.
_____SEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ...
_____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA.
_____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.
ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.
NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.
A MÃE DIZ:
_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?
_____EU TOMO.
POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?
_____TÁ.
ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA.
_____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ... MÃE!
A MÃE CORRE O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:
_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?
(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO? BELO HORIZONTE LÊ 1985.)
1) COMPREENDENDO O TEXO:
A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F) E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) AGORA LISTE TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO QUE APARECEM NO TEXTO.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A) ORGANIZE A LISTA QUE VOCÊ FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:
( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA
( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO
( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO
4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:
VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS.
EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.
A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
5) RETIRE DO TEXTO:
A) UMA FRASE INTERROGATIVA
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
B) UMA FRASE EXCLAMATIVA
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário