quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Interpretação Textual

E. E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTo
5º ANO
ATIVIDADE PARA CASA

1. Leia com muita atenção o texto abaixo:
A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe: — A senhora está levando uma galinha na cesta?Amélia pensou, pensou e respondeu: — Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta: — Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça. — Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:— Cocorocó!...— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça. Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular

Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
____________________________________________________________

b) Qual a profissão do outro personagem? ____________________________________________________________

c) Quantos parágrafos têm esse texto?
____________________________________________________________

d) Onde se passa a história? ____________________________________________________________

e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
____________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E. E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
5ºA NO

EU SOU ISSO?

BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.
A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO.
_____SEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ...
_____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA.
_____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.
ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.
NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.
A MÃE DIZ:
_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?
_____EU TOMO.
POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?
_____TÁ.
ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA.
_____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ... MÃE!
A MÃE CORRE O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:
_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?

(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO? BELO HORIZONTE LÊ 1985.)

1) COMPREENDENDO O TEXO:

A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






F) E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) AGORA LISTE TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO QUE APARECEM NO TEXTO.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A) ORGANIZE A LISTA QUE VOCÊ FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:

( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA

( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO

( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO

4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:

VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS.

EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.

A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

5) RETIRE DO TEXTO:

A) UMA FRASE INTERROGATIVA
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

B) UMA FRASE EXCLAMATIVA
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário