E.E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
5º ANO
Leia o texto e responda:
O Sol e a Neve.
Era
uma
floquinha
de neve que
vivia no alto de
uma montanha gelada.
Um dia, se apaixonou pelo sol.
E passou a flertar descaradamente
com ele. “Cuidado!”, alertaram
os flocos mais experientes.
“Você pode se derreter.” Mas a
nevinha não queria nem saber e
continuava a olhar para o sol, que com
seus raios a queimava de paixão. Ela nem
percebia o quanto se derretia... e ficou ali
um bom tempo, só se derretendo, se derretendo.
Quando viu, era uma gotinha, uma pequena
lágrima de amor descendo, com nobreza e delicadeza,
a montanha. Lá embaixo, um rio esperava por ela.
O que deu início á narrativa foi o fato de a “floquinha”
(A) ter-se apaixonado pelo sol.
(B) ter flertado com o sol.
(C) ter-se derretido com o calor.
(D) ter descido montanha abaixo.
E.E.F CREUSA MELO ANO 2010
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
5º ANO
TEXTO I
Mão-de-obra infantil.
Um relatório na semana passada mostra que as regiões Nordeste e Sul são as que mais têm crianças trabalhando (em porcentagem de até 14 anos).
Fontes: IBGE
Observe a tabela abaixo:
NORDESTE 16%
SUL 14,6%
CENTRO-OESTE 10,7%
NORTE 9%
SUDESTE 6,5%
De acordo com a tabela, as regiões com maior número de crianças trabalhando são:
(A) Norte e Sul.
(B) Nordeste e Sul.
(C) Norte e Nordeste
(D) Sudeste e Sul.
TEXTO II
“Eu quero o meu café”
“Eu quero o meu café”,
assim falou o gigante,
“Na hora que eu despertar,
Logo que eu me levante”.
“Ouçam todos na cozinha”,
continuou o gigante,
“eu mato quem não matar
minha fome num instante!”
“Não quero saber de mingau,
nem de ovos, nem de pão.
Eu quero o que eu quero
E quero um bocadão.”
“Cem panquecas com geléia,
Nem uma a menos ou a mais,
que só assim a minha pança
fica cheia e eu fico em paz.”
De acordo com o poema, o gigante, quando acorda, quer comer:
(A) mingau
(B) ovos
(C) panquecas
(D) pão.
Parabéns! Amei o contúdo do seu blog
ResponderExcluirparabéns adorei,,,
ResponderExcluir