ESCOLA:_______________________________
ALUNO (A) __________________________TURMA:_________
Leia o texto com atenção
A NUVEM
A nuvem estava no céu.
Era comprida, comprida.
Veio o vento e enrolou a nuvem.
Ela virou uma bola.
Gostou de brincar de virar e virou nuvem-bicho.
Foi nuvem-gato, nuvem-coelho, nuvem-girafa.
Mas a nuvem gostava mesmo era de chover.
Então escureceu. Ficou bem, bem escura.
Aí se transformou em milhares de gotinhas.
E as gotinhas começaram a pingar:
Primeiro devagar, depois com força.
Caiu urna chuvarada.
E as gotas caíram na terra,
nas plantas e nas flores.
A terra bebeu feliz a água.
plantas e as flores
ficaram limpinhas e mataram a sede.
E o que sobrou da chuva formou enxurradas.
Elas correram para os riachos.
Dos riachos correram para os rios
e depois para o mar.
E veio o sol. Esquentou bastante.
As gotinhas da chuva
subiram ao céu como vapor.
Evaporaram.
Nasceu outra nuvenzinha.
E foi crescendo, crescendo.
Virou nuvem outra vez.
A nuvenzinha recomeçou a brincadeira:
de nuvem-bicho, nuvem-bola,
nuvem-gota-de-chuva.
Lúcia Pimentel Góes
1) Qual a finalidade desse tipo de texto? (Leia e assinale as alternativas corretas).
( ) Mostrar a importância da água.
( ) Explicar o ciclo da água.
( ) Indicar a quantidade de água existente no planeta Terra.
( ) Explicar o uso correto da água.
2) Vimos que a nuvem gostou de brincar de virar nuvem-bicho. Escreva os nomes das nuvens-bichos que ela virou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Mas a nuvem gostava mesmo era de chover.
Circule, no texto, o trecho que mostra como a nuvem se transforma para chover.
4) De acordo com o texto, escreva os locais em que as gotas de água caíram.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Explique a frase abaixo.
“A terra bebeu feliz a água.”
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O que fez com que as águas evaporassem, virando nuvens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Explique por que a palavra “terra” aparece com letra minúscula
__________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Escreva, no singular, a frase abaixo.
As plantas ficaram limpinhas.
_________________________________________________________________
“Cuidando da água, cuidando da vida.”
9) De onde vem à água adequada (própria) para o ser humano beber?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Escreva por que as nascentes estão secando.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Mudança de hábito!
O que você tem feito ou fará para preservar a água? Escreva, no mínimo, três atitudes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
11) O que você tem feito ou fará para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar a água. Escreva, no mínimo, duas atitudes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12) Retire do texto uma palavra que tenha m antes do p ou do b.
_____________________________________________________________
a) Agora, escreva uma frase exclamativa com a palavra que você encontrou.
_____________________________________________________________
b) Escreva mais cinco palavras com:
m antes de p: __________________________________________________
m antes de b: __________________________________________________
13) Escreva a frase abaixo no plural.
A gotinha de chuva subiu ao céu, evaporou e nasceu outra nuvenzinha.
14) Escreva frases com os verbos abaixo:
Lavar ___________________________________________________________
Escrever – ________________________________________________________
15)Análise as palavras quanto à posição da sílaba tônica e separe-as no quadro abaixo.
telefone português espetáculo estômago
música janela robô filme
jardim urubu açúcar jornal
amarelo matemática ônibus atriz
caneta terror marmelada científico
OXÍTONAS PAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS
16) Escolha seis palavras e forme frases.
________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário