sábado, 25 de setembro de 2010

Texto: Trocando as bolas.

TROCANDO AS BOLAS

— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.
— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito!
Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.
Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta:
__ Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la...
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer.
E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:
— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!
— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?
Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.
O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:
— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?
— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.
(Pedro Bandeira – adaptação)


Enumere os parágrafos.

1) Complete:

a) O texto tem ________parágrafos.
b) O título do texto é ______________________________________
c) O autor do texto é ______________________________________

2) Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Escreva um parágrafo contando por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.

5) Releia o parágrafo que você circulou.

Escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas.

a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.

( ) sorria
( ) ria muito
( ) ria baixo

b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.

( ) grande esforço / desfazer
( ) pouco esforço / juntar
( ) relaxamento / bagunçar

7) Que outro título você daria ao texto?
_______________________________________________________________

8) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________

9) Justifique a afirmativa abaixo.

“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva as frases no plural.

a) A irmã do menino não entendia a história.
_______________________________________________________________

b) Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo.
_______________________________________________________________

11) Retire do 5º parágrafo uma palavra:

oxítona:____________________________________
paroxítona: _________________________________
proparoxítona: ______________________________

12) Reescreva a frase fazendo a concordância.

O menino contou uma história.
Eu ________________________________________________________
Ele ________________________________________________________
Nós _______________________________________________________
Eles _______________________________________________________
A gente ____________________________________________________


13) Observe as palavras abaixo. Em cada linha há uma palavra escrita incorretamente. ublinhe essa palavra e reescreva-a de forma correta.

a) curso – promessa – menssagem – travesseiro ( ___________________)

b) jeito – gente – hoge – jibóia ( ___________________)

c) conparecer – comprido – combater – lamber ( __________________)

d) guiar – aquilo – prequiça - máquina (__________________)

e) corrida – assado – morrer – asinar (_________________)

Um comentário:

  1. eu ri muito,é muito interessante gostei muito parabéns pela criatividade

    ResponderExcluir